Chile Santiago

Portillo, Chile: Tudo Sobre o Passeio Substituto do Embalse El Yeso

Portillo, no Chile, se tornou a mais nova atração e passeio para quem visita Santiago, desde que o Embalse El Yeso em Cajon Del Maipo foi fechado para visitação.

Portillo Chile

É bem provável que você saiba do acidente e fatalidade que ocorreu no Embalse El Yeso (em Cajon Del Maipo) em junho/19, que ocasionou o fechamento e proibição das visitas ao local. Uma das principais atrações turísticas e passeio garantido para quem vai a Santiago, um dos cartões postais mais famosos do Chile não pode mais ser visitado sem previsão de reabertura até agora (julho/19).

Por conta disso, as agências de Santiago, preocupadas com a situação que ficariam (pois sem esse passeio podendo ocorrer é muita grana que se deixa de ganhar, né) começaram a oferecer um novo “passeio substituto”: o passeio para Portillo. E temos muito o que falar, pensar e analisar sobre esse passeio, que tem muitos prós e contras.

Então se você quer saber tudo sobre o que é Portillo, como funciona esse passeio, como fazer, se vale a pena e etc, continue lendo esse post para te ajudar na sua viagem.

STORIES E MAIS DICAS DESSA VIAGEM NO INSTAGRAM

O que é Portillo?

Ski Portillo é o mais tradicional complexo de esqui do Chile. Fica localizado a aproximadamente 164 quilômetros da capital Santiago (dá mais ou menos 2:30h a 3h de viagem), perto da fronteira com a Argentina, cidade de Mendoza (inclusive a fronteira é uma parada do passeio que fizemos com a 4Happy Turismo, para tirar fotos na placa de “bem-vindos”).

Além da beleza do local, que conta com uma lagoa natural, a Laguna Del Inca, que é envolta pelas cordilheiras e cria uma paisagem natural incrível, Portillo é considerado como um dos melhores centros de esqui da América do Sul, devido a qualidade de suas pistas e neve. Por isso, atrai muitos esquiadores de todo o continente e até de fora dele.

O centro de esqui Portillo conta com 19 pistas com diferentes graus de dificuldade. Além disso, o complexo também conta com uma escola de esqui e snowboard, loja de aluguel de equipamentos para esportes de neve, e um hotel, o Hotel Portillo.

Portillo Chile

Como é o passeio?

Apesar de Portillo ser uma estação de esqui (assim como Valle Nevado, por exemplo), o passeio que está sendo feito para lá não é para esquiar (diferente do passeio para Valle Nevado, que você pode sim esquiar, se quiser, pois é aberto para isso e tem tempo para isso também).

Portillo começou a ser usada como uma opção para substituir o passeio para Cajon Del Maipo porque a paisagem do local lembra muito o estilo que é a paisagem em Cajon: basicamente uma lagoa linda rodeada pela Cordilheira dos Andes.

Então, o passeio para Portillo é um passeio de apreciação da vista, e não para prática de esportes de neve.

Nós fomos na primeira semana de junho/19, pegamos um dos primeiros passeios para lá, logo que o acidente em Cajon aconteceu e as agências começaram a operar às pressas e mudar tudo para ir pra Portillo. Estava tudo muito incerto e as próprias agências não sabiam muito bem como tudo ia ser, como tudo ia ficar depois, faltavam informações e planejamento do passeio. Fomos com a 4Happy Turismo para ver como começaria a ser esse novo passeio, entender melhor, mostrar para vocês no Instagram e esclarecer muita coisa.

A van para em uma loja de aluguel de roupas e botas de neve no caminho (se for temporada de neve). Nós alugamos apenas botas. Depois são mais umas 2:30h de viagem, numa estrada linda (principalmente se estiver com neve) e cheia de curvas (tome dramim!) até chegar na região de Los Andes, onde fica Portillo. Antes de finalmente parar na estação, a van sobe um pouco mais a estrada em direção à fronteira com a cidade argentina de Mendoza para fazer uma rápida parada por lá para tirarmos fotos na placa de entrada da cidade de Santiago, com uma visual incrível ao redor.

E então finalmente chegamos em Portillo. Todas as vans estacionam na parte de cima, onde fica o Hotel Portillo, e as pessoas vão descendo em direção à Laguna Del Inca, que estava com acesso totalmente liberado. Como era o início dessa grande movimentação de pessoas para lá de repente, estava “podendo tudo”, não havia ainda muitas regras, e nem muitas explicações para o que iria acontecer por causa dessa mudança de passeios.

Portillo Chile

Então ficamos em torno de 2 a 3h por lá, apenas curtindo o visual, descendo, subindo, andando em tanta neve que já havia por lá, tirando fotos, enfim. Ficam todos livres para aproveitar e apreciar todo aquele visual à vontade até a hora combinada de voltar.

As mudanças do passeio durante a temporada de neve

Chegamos ao ponto que quero explicar para vocês o outro lado da moeda desse passeio.

Acho importante que saibam o que está rolando, as mudanças que houveram, como o passeio está sendo feito durante a temporada de neve, para que vocês saibam exatamente o que estão comprando e o que esperar caso desejem visitar Portillo.

Ski Portillo é uma estação de esqui, ou seja, é uma propriedade privada, tem um dono, e não é exatamente aberto a “qualquer público”.

Com o início oficial da temporada de neve no Chile, e as estações de esqui começando a funcionar para a prática de esportes de neve, Portillo começou a se preparar para receber seus hóspedes do hotel e seus esquiadores que vão para utilizar e praticar nas pistas de esqui. Consequentemente, aquela visitação desenfreada que começou de repente precisaria ser controlada, pois eles não poderiam receber seus hóspedes e esquiadores – que pagam caro para ficar no hotel e esquiar – e colocar em funcionamento as atividades na neve, com tanta gente de fora circulando pela estação, se misturando com seus clientes e, querendo ou não, incomodando os hóspedes também.

Não esqueça do seu Seguro Viagem e viaje tranquilo e protegido! Faça sua cotação e garanta 10% de desconto com o código DOISVIAJANDO5 e pagamento no boleto.

Seguro Viagem: América do Sul
TA 40 Especial - Internacional TA 40 Especial - Internacional Assistência médica USD 40.000 Bagagem extraviada USD 1.200 R$ 10/dia*
AT 40 INTER AT 40 INTER Assistência médica USD 40.000 Bagagem extraviada USD 1.500 (COMPLEMENTAR) R$ 27/dia*

Assim, os responsáveis por Portillo tomaram decisões e implantaram mudanças por lá. Diferente do que as agências estavam pensando que poderia acontecer (Portillo proibir a visitação de qualquer forma, e esse passeio acabar também), eles não proibiram que a visitação continuasse, mas apenas limitaram o acesso a tudo o que estava liberado.

Então, quem vai visitar Portillo durante a temporada de neve (informação de 2019), não consegue chegar perto da lagoa como nós fizemos. Nós conseguimos pois demos sorte de pegar esse passeio logo que começou e a temporada de neve ainda não tinha aberto, e estava tudo muito incerto até Portillo começar a colocar regras e “ordem na casa”.

Portillo construiu um deck para servir de mirante para quem vai fazer essa visitação (achei isso bacana, pois além de não proibir a visitação, tentaram estruturar), porém não se chega mais perto da lagoa lá embaixo, e a vista que se tem é de uns 20 metros de distância pro alto. É mais ou menos uma distância como nessa foto a seguir que dá para ficar agora:

Portillo Chile

E agora, vale a pena fazer esse passeio?

Recebemos relatos e mensagens de seguidores que foram depois de nós, quando essas mudanças já haviam sido implantadas, e nos falaram que foi feito sim esse deck, mas que é super pequeno e está funcionando como um ponto de apoio para fotos, e por isso, fica uma fila imensa, com todas as pessoas de todas as vans que chegam ao mesmo tempo, e todos querendo tirar foto no cantinho que fizeram com um melhor ângulo lá pra parte de baixo com a lagoa e a cordilheira ao fundo.

Pelo que percebemos, o pessoal não está gostando muito pois é uma viagem muito longa para chegar lá e ser “só isso”, sem poder descer e ficar a vontade circulando como quando nós fomos antes de iniciar a temporada oficialmente.

Então, a conclusão que chegamos e indicamos para vocês é a seguinte: verifique como estará a visitação na época em que você for. Se for temporada de neve, provavelmente vai estar tudo fechado os acessos como expliquei, e aí realmente não vale a pena, pois é um passeio longo e caro para ficar apenas em um pequeno deck, com fila, correndo pra fazer uma foto de qualquer jeito e não poder curtir mais. Mas se você for fora de temporada de neve, possivelmente estará tudo aberto (pois não estarão ocorrendo atividades de neve pela estação) e aí sim, se estiver com acesso até lá embaixo na lagoa, vale a pena. 

Mas VERIFIQUE! Essa de 2019 foi a primeira temporada em que tudo isso ocorreu e essas medidas foram tomadas, depois que a temporada acabar, ninguém sabe ainda o que acontecerá, se Portillo manterá tudo fechado mesmo de vez ou se voltará a liberar o acesso até a lagoa.

City Tour em Santiago: o que fazer e visitar?

Como chegar até Portillo

Muita gente tem dúvidas sobre fechar passeios com agência ou alugar um carro e fazê-los por conta própria.

Nossa opinião e recomendação é a seguinte: em época de neve não alugue carro, faça tudo com agência e desloque-se com segurança e tranquilidade, pois as pistas ficam cheias de neve, além de ser perigoso, tem local que precisa colocar correntes nos pneus, e se você não tiver prática com isso está lascado. Se for fora de temporada de neve, dá sim pra fazer os passeios de carro por conta própria.

Portillo Chile

Nós fizemos todos os nossos passeios, inclusive esse para Portillo, com a 4Happy Turismo. Você pode conversar com eles e pedir a opinião deles também sobre Portillo e saber a situação que estará quando você for viajar, para ver com eles se valerá a pena ou não fazer esse passeio.

Todos os nossos leitores e seguidores ganham 10% de desconto nos passeios com a 4Happy! É só dizer que foi indicação nossa e pedir seu desconto. 

Espero que todo esse nosso relato, opiniões e explicação sobre Portillo ajude vocês a entender melhor o que está rolando por lá e a planejar melhor a viagem pra Santiago. 🙂

Curte as nossas dicas? Então já segue o @doisviajando no Instagram e acompanhe nossas viagens em tempo real!

VAMOS PLANEJAR A PRÓXIMA VIAGEM?

VAMOS PLANEJAR A SUA PRÓXIMA VIAGEM?

Aqui tem tudo o que você precisa para começar a se planejar! Se você usar os links aqui do blog, você nos ajuda a continuar nosso trabalho por aqui e não paga nada a mais por isso! 😊

Hospedagem: Booking e AirBnb
Passagens Aéreas Baratas: Skyscanner
Passeios e Ingressos: TourOn e Get Your Guide
Seguro Viagem: Seguros Promo (Código DOISVIAJANDO5 = 5% desconto)
Aluguel de carro: Skyscanner
Chip de Celular: YesBrasil (Código DOISVIAJANDO = 10% desconto)

2
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
1 Thread replies
1 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
DéboraTamires Recent comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Subscribe  
Notify of
Tamires
Visitante

Bom saber! Estava procurando informações como essas sobre como realmente é esse novo passeio. Obrigada! Realmente acho que não vale duas horas de viagem pra brigar por um espaço pra foto e voltar. Uma pena.