Morretes

Morretes: como chegar, o que fazer, dicas e mais

Localizada aos pés da Serra do Mar, Morretes é parada obrigatória para quem visita o estado do Paraná. Confira tudo sobre esse destino!

Morretes Paraná

Morretes é um daqueles destinos que encantam logo de cara. Fundada em 1733, a charmosa cidadezinha de pouco mais de 16 mil habitantes fica a apenas 70 quilômetros de Curitiba, capital paranaense, e atrai viajantes vindos de todo o Brasil. 

Para quem curte se aventurar, o destino é um prato cheio! Os praticantes do ecoturismo encontram uma grande variedade de opções de passeios e trilhas em meio à Mata Atlântica que levam a belas cachoeiras. A região, inclusive, é reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Natural Mundial por conta de suas belezas naturais e diversidade biológica. 

Já para os apaixonados por História, Morretes também é uma ótima opção de destino. A herança colonial representada por casarões históricos dá um charme a mais à cidade e resulta em uma imersão histórica e belas fotografias. 

Outro ponto forte da região é a gastronomia. Ir a Morretes e não provar o famoso Barreado, prato típico paranaense feito com carne cozida, é a mesma coisa de não ir. Fica dica!  

Morretes Paraná

Quer saber mais sobre este destino fascinante? Continue com a gente!

Como chegar em Morretes

De trem 

Essa é a forma mais famosa e mais procurada de se chegar a Morretes. Quem pretende chegar à cidade dessa forma deve pegar o trem na Rodoferroviária de Curitiba, localizada no centro da capital paranaense. Foi assim que nós fomos e contamos tudo sobre o passeio de trem de Curitiba a Morretes aqui.

Durante os meses de janeiro, fevereiro, julho e dezembro época de alta temporada, o trem parte sempre às 8:15h. Já entre março e junho, agosto e novembro, período da baixa temporada, as saídas ocorrem neste mesmo horário, porém, apenas aos finais de semana. O retorno a capital paranaense é sempre às 15h. A empresa responsável por realizar as viagens é a Serra Verde Express. O trajeto dura em torno de 4 horas. 

De carro 

O destino está localizado a apenas 1:30h de Curitiba, capital do estado do Paraná. De carro, o acesso mais rápido é pela BR-277 e depois pegar a PR-408. No total, são 68 km ao todo. 

A outra opção de percurso é pela Estrada da Graciosa, onde o primeiro trecho que leva a Morretes é pela BR-116. Essa é a melhor opção para os viajantes vindos de São Paulo. 

De ônibus

Prefere ir de ônibus? Neste caso, a empresa responsável por fazer o trajeto entre Curitiba e Morretes é a Viação Graciosa. O percurso tem duração de aproximadamente 1:30h e os preços variam entre 20 e 30 reais. 

Onde ficar em Morretes 

Cantinhos deliciosos para se hospedar em Morretes é o que não faltam. Confira a seleção que preparamos e escolha o seu:  

Casa Di Monte Ecopousada

Essa é para quem quer aproveitar ao máximo a natureza! A Casa Di Monte Ecopousada é um propriedade imersa à Mata Atlântica que  oferece aos hospedes uma experiência deliciosa. 

No quesito infraestrutura, a pousada sai na frente novamente. Os quartos são equipados com móveis de vime, TV de LCD e ar-condicionado. A pousada oferece ainda especialidades regionais em seu restaurante. 

Pousada Itupava

Quem é biker, aí? Entre seus principais diferenciais, a Pousada Itupava oferece bicicletas gratuitas para os hospedes darem uma voltinha pelas imediações. Além do mais, é possível recarregar as energias no jardim preparando um belo churrasco. 

Os quartos são extremamente aconchegantes e dispõe de TV com canais via satélite e banheiro privativo. Prepare-se para experimentar um café da manhã daqueles! 

Pousada Hakuna Matata

Hakuna Matata, é lindo de ver… Hakuna Matata sim, vai entender…” Quem nunca ouviu a famosa frase africana dita pela dupla Timão e Pumba, personagens do filme “O Rei Leão” da Disney, que atire a primeira pedra. 

Inspirada no filme, a Pousada Hakuna Matata é ideal para ir com a criançada. A propriedade oferece piscina, quadra de tênis, campo de futebol, pebolim, sinuca, parquinha… Ufa! Muitas atividades!

Os quartos são equipados com lareira, varanda, TV, frigobar e banheiro privativo. Wi-fi gratuito. 

Onde comer em Morretes 

A gastronomia local é um dos carro-chefe de Morretes. Veja onde apreciá-la: 

Casarão

Localizado no calçadão do centro histórico, o Restaurante Casarão é um dos mais tradicionais de Morretes. A especialidade do estabelecimento é o famoso Barreado, muito bem servido com arroz e banana-da-terra. Durante a refeição, os clientes podem saborear o prato típico de frente para o rio, apreciando uma bela vista. Delícia!

Morretes Paraná

Madalozo

Mais um restaurante tradicional para a nossa lista. Dessa vez, a comida aqui é italiana. O Madalozo possui capacidade para cerca de 230 pessoas e sua localização é bastante privilegiada. Prepare-se para apreciar pratos deliciosos com uma vista incrível. 

Empório do Lago

Natureza, arte e comida boa – Essa é a proposta do Empório do Lago. Com uma decoração rustica e bastante aconchegante, o local oferece aos clientes um leque de pratos deliciosos. O carro chefe é o Barreado, mas também há pratos à base de frutos do mar, carnes e opções vegetarianas. Para acompanhar, que tal uma cervejas artesanais e cachaças de destilarias da região? Hmmm! 

O que fazer em Morretes 

Atrações em Morretes é o que não faltam. “Ih, mas tem para todos os estilos de viajante?” Tem sim senhô! Confira algumas delas:

Ekôa Park – Parque de Aventuras, Arte e Natureza

O Ekôa Park é nova na área, porém, já conquistou o coração de adultos e crianças. A atração é uma espécie de parque de experiências e oferece aos visitantes diversas atividades, entre elas um belíssima passeio de balão. Além disso, o local oferece 3 trilhas interativas, arvorismo, tirolesa e a divertida “bolha humana”. É diversão garantida para toda a família! 

Cachaçaria Porto Morretes 

Hmmm,  cachacinha artesanal… Fundada em 2004, a Cachaçaria Porto Morretes oferece aos apreciadores da bebida um produto típico de excelente qualidade. A alta tecnologia e a qualidade no preparo fazem desta cachaça uma unanimidade na região e fez com que a bebida ganhasse o mundo. Atualmente, grande parte da produção dessa cachaça é exportada para os Estados Unidos. 

Ao todo, são oferecidas quatro tipos de bebidas aos clientes: a cachaça premium, envelhecida em barris de carvalho; a prata, muito apreciada para preparar drinks como caipirinha; aguardente com banana; e a cachaça tradição, envelhecida por 7 anos aproximadamente. Para quem aprecia este tipo de bebida, é parada obrigatória! 

Boia Cross – Rio Nhundiaquara

Curte uma adrenalina? Então não deixe de experimentar o Boia Cross! A atração é muito apreciada durante o verão e a primavera e é feita no Rio Nhundiaquara. 

Morretes Paraná

A maioria dos locais que oferecerem o passeio já montam um pacote completo que inclui boia, capacete, colete salva vidas, além do transporte até o ponto mais elevado do rio. A descida leva cerca de duas horas – dependendo da quantidade de água – e termina na ponte de ferro. O passeio só pode ser feito por maiores de 14 anos. Vale super a pena! 

Morretes é ou não é encantadora? Está esperando o que para fazer as malas? Vamos nessa e #partiu Morretes!

Curte as nossas dicas? Então já segue o @doisviajando no Instagram e acompanhe nossas viagens em tempo real!

VAMOS PLANEJAR A PRÓXIMA VIAGEM?

VAMOS PLANEJAR A SUA PRÓXIMA VIAGEM?

Aqui tem tudo o que você precisa para começar a se planejar! Se você usar os links aqui do blog, você nos ajuda a continuar nosso trabalho por aqui e não paga nada a mais por isso! 😊

Hospedagem: Booking e AirBnb
Passagens Aéreas Baratas: Skyscanner
Passeios e Ingressos: TourOn e Get Your Guide
Seguro Viagem: Seguros Promo (Código DOISVIAJANDO5 = 5% desconto)
Aluguel de carro: Skyscanner
Chip de Celular: YesBrasil (Código DOISVIAJANDO = 10% desconto)

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Recent comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Subscribe  
Notify of
trackback

[…] passeio de trem em Curitiba com destino a cidade histórica de Morretes é considerado um dos mais belos do país. Fizemos esse passeio quando fomos a Curitiba e vou […]