Dicas

Como Tirar o Passaporte – Dicas e Passo a Passo

Se você está planejando uma viagem internacional já deve saber que um dos documentos principais para conseguir comprar as passagens e embarcar no avião é o Passaporte.

Em viagens nacionais, o passaporte não é necessário, você apenas precisará apresentar um documento com foto, preferencialmente a identidade, para conseguir embarcar. Porém, para algumas viagens internacionais, o documento é uma necessidade.

Antes de você começar a planejar suas férias, eu preparei uma lista com dicas e um passo a passo de como tirar o seu próprio passaporte para você não passar aperto no aeroporto.

1. Confira se o país que está visitando exige o documento

Na grande maioria dos países do mundo nós, brasileiros, precisamos apresentar o nosso passaporte no aeroporto e na imigração. Porém, existem alguns países na América do Sul que não exigem o documento.

Caso esteja planejando visitar algum dos países abaixo, você não irá precisar do documento, apenas do seu RG:

  • Argentina
  • Chile
  • Bolívia
  • Paraguai
  • Equador
  • Uruguai
  • Venezuela
  • Peru
  • Colômbia

Portanto se um desses for o seu destino, o passaporte é uma preocupação a menos!

2. Saiba quais documentos são necessários

Assim como em qualquer outro processo para tirar documentos, a solicitação do passaporte exige que você apresente alguns itens.

  • Sua Identidade: Existe uma série de documentos que você pode utilizar para comprovar sua identidade. Além da cédula de Identidade, o RG, você também poderá usar sua Carteira de Habilitação ou Carteira de Trabalho. Se atente, no entanto, ao estado de conservação dos documentos e se eles precisam ser renovados.
  • CPF: O comprovante de Inscrição no Cadastro Federal só será necessário se a numeração não estiver presente na sua Identidade. Dê uma conferida antes de solicitar o passaporte e caso sua Identidade não tenha o número, precisará levar o CPF com você.
  • Para homens – Certificação de quitação com o Serviço Militar: Se você é um dos nossos leitores masculinos, só poderá solicitar o passaporte se estiver em dia com o serviço militar. No entanto, essa regra serve apenas para quem tem mais de 18 anos, ok?
  • Título de Eleitor: Se você é maior de 18, precisará apresentar o título de eleitor e o comprovante de votação ou quitação da última eleição. Se você ainda não tirou o seu título mesmo sendo maior de 18 ou está a várias votações sem votar, é uma boa ideia ir até o Cartório Eleitoral da sua cidade para pagar as multas e ficar com o documento em dia.

3. Acesse o site da Polícia Federal

Você pode fazer a solicitação do passaporte online. Acesse o site da Polícia Federal, na seção de serviços, onde irá encontrar o formulário para realizar a solicitação.

Você precisará informar os seguintes dados:

  • Nome e Sobrenome
  • Sexo
  • Nome dos pais
  • Data de Nascimento
  • Raça/Cor
  • Estado Civil
  • Nacionalidade
  • Local de Nascimento – País/Estado/Cidade

Confira se seus dados estão corretos e escolha em qual local você quer ir para que possam coletar a sua biometria. Após o processo, você receberá um número de protocolo, que deve ser guardado.

4. Pague a taxa

Uma vez que seus dados forem aceitos, você receberá um boleto bancário e deve fazer o pagamento da taxa para tirar o passaporte.

Atualmente, o valor da taxa está em R$257,25. Se organize para que você tenha o dinheiro disponível quando fizer a solicitação.

5. Agende o atendimento e vá até a Polícia Federal da sua Cidade

Com o comprovante de pagamento da taxa em mãos e os seus documentos, você agora já pode marcar uma data para ser atendido na Polícia Federal do local onde mora.

Atenção: Você apenas poderá ser atendido se fizer o agendamento!

No dia marcado, leve seus documentos e o comprovante de pagamento. Lá, eles precisarão tirar uma foto e coletar a sua biometria.

A foto tirada vai ser a que irá no seu passaporte, então vale a pena se preparar para o clique, já que a foto vai ser sempre vista no aeroporto.

6. Retire o seu passaporte e curta a sua viagem!

Após cerca de uma semana ou 6 dias úteis (se tudo correr bem), você provavelmente já poderá voltar ao posto da Polícia Federal e retirar o seu passaporte!

Com ele em mãos, você pode visitar qualquer país do mundo (desde que tenha o visto de entrada, caso necessário!).

Seu passaporte terá validade de 10 anos. Caso o seu esteja perto de vencer, se atente ao fato de que não poderá fazer viagens internacionais que ultrapassem a data de vencimento.

Ou seja, se o seu passaporte vence em 1 mês, você não vai poder entrar em um país alegando que vai ficar 2 meses.

Com tudo pronto, é só fazer as malas e partir para mais uma viagem!

VAMOS PLANEJAR A PRÓXIMA VIAGEM?

PLANEJE SUA PRÓXIMA VIAGEM!

Aqui tem tudo o que você precisa para começar a se planejar! Se você usar os links aqui do blog, você nos ajuda a continuar nosso trabalho por aqui e não paga nada a mais por isso! 😊

Hospedagem: Booking e AirBnb
Passagens Aéreas Baratas: Skyscanner e Passagens Promo
Seguro Viagem: Seguros Promo (Código DOISVIAJANDO5 = 5% desconto)
Chip de Celular: YesBrasil (Código DOISVIAJANDO = 10% desconto)
Aluguel de carros: RentCars
Passeios e Ingressos: TourOn e Get Your Guide

8
Deixe um comentário

avatar
8 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
7 Comment authors
Fabiana GarbelottoMicheleNatiVanessaMaiara Barbosa Recent comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Subscribe  
Notify of
trackback

[…] Como Tirar o Passaporte: Dicas e Passo a Passo […]

Paula Gabi
Visitante
Paula Gabi

Oi Débora, muito bom seu post, super completo! Para quem está começando a viajar para fora é fundamental ler este seu passo a passo! Bjao

Lucio Costa Junior
Visitante

Muita gente tem dúvidas acerca da necessidade do passaporte em uma viagem ou, ainda, não faz a menor ideia de como tirá-lo. Tudo muito bem explicado. E ainda vale acrescentar que, em alguns destinos, para a entrada no país se exige validade mínima de 6 meses independentemente do tempo de permanência. Vou usar seu post sempre que me perguntarem a respeito. Amei.

Maiara Barbosa
Visitante
Maiara Barbosa

Ter essas informações é muito importante, porque, às vezes, essas coisas dão um nó na nossa cabeça e, com isso podemos perder tempo e dinheiro. Obrigada pela informação =)

Vanessa
Visitante
Vanessa

Oi Débora, excelente post! Fiquei meio perdida quanto tirei o meu há alguns anos, então acho muito útil pra quem tá começando a se aventurar nas viagens internacionais – e na consequente burocracia. kkkkk

Nati
Visitante

Acho importantíssimo posts como esse! A gente acaba focando mais nos destinos e esquece que tem gente que precisa saber como chegar lá! Adorei o post super detalhadinho 🙂

Michele
Visitante
Michele

Débora amei o post, muito bem explicado! Para quem vai tirar seu primeiro passaporte tem que ler esse texto.

Fabiana Garbelotto
Visitante

Uau, post super completo!!!! Mesmo já tendo passaporte, sempre rola aquela dúvida na hora de tirar! E nada melhor do que tudo tão detalhado!