Dicas

Como Tirar o Visto Americano – Dicas e Passo a Passo

Uma das coisas que é unanimidade entre viajantes é que quase todos nós temos o sonho de conhecer os States, né gente? Crescemos vendo o país em nossas séries de TV favoritas e muitos dos nossos cantores favoritos também são americanos.

Por causa disso, muitos de nós temos aquela vontade de conhecer o país como turista ou realizar um intercâmbio.

Um dos empecilhos, no entanto, pra viagem dos sonhos sair é o fato de nós precisarmos de um visto de entrada antes de sequer começar a sonhar em pisar em solo Americano.

O processo assusta muita gente, e, apesar de não ser um bicho de sete cabeças algumas pessoas ainda não sabem exatamente o que precisa ser feito e onde dar início ao processo.

Pensando nisso, nós preparamos um tutorial com tudo o que você precisa fazer para adquirir o seu visto americano e conhecer os States! 😎

1. Descubra qual tipo de visto você precisa

Talvez você não saiba, mas existem diversos tipos de vistos que vão variar de acordo com a necessidade e o motivo da viagem, e você precisa ser sincero quanto ao real motivo da sua ida ao país.

Se você estiver apenas querendo conhecer o país e visitar os pontos turísticos mais famosos, você precisa de um visto do tipo B1/B2. Caso esse não seja o seu caso e você estiver viajando a negócios, confira os outros tipos de vistos no site da embaixada dos Estados Unidos aqui no Brasil.

2. Verifique a documentação

Agora que você já sabe qual o tipo de visto que precisa, é necessário organizar a documentação exigida. Tome cuidado para que todos os seus documentos estejam em bom estado de conservação, e caso seu RG velhinho já tenha visto dias melhores, vale a pena tirar um novo antes de dar entrada no processo do visto, ok?

Um desses documentos principais é o Passaporte. Sem ele, simplesmente não há chances de você conseguir solicitar o seu visto. Portanto é uma boa dar uma olhada na data de vencimento do seu, e caso ele esteja prestes a vencer, renove-o antes de dar entrada no processo.

Se você ainda não sabe como tirar o seu passaporte, clique aqui e confira o nosso post com dicas e o passo a passo.

3. Preencha o formulário

O preenchimento correto do formulário DS-160 é uma das partes mais importantes de todo este processo. Cheque os seus dados diversas vezes, sem pressa e garanta que tudo está certinho antes de enviar as respostas.

O formulário pode ser acessado no site do Centro Eletrônico de Aplicação Consular e está totalmente em inglês, porém, não se preocupe, pois a tradução em português aparece se você passar o cursor em cima da palavra.

Faça tudo com calma e quando tiver certeza de que tudo está correto, envie o formulário e anote o número de ID que ficará na tela, além de imprimir a confirmação do DS-160 e guardá-lo com bastante cuidado.

Eu gravei Stories falando e mostrando tudo sobre nosso processo de tirar os vistos e deixei tudo salvo no Instagram.
Assista clicando aqui.

4. Pague a taxa e agende a entrevista

Uma vez que seu formulário tenha sido submetido, você precisa ir até o site de solicitação de entrevistas, e fazer o seu cadastro para poder fazer o pagamento da taxa de solicitação.

Atualmente, você precisará desembolsar a facada o valor de U$160 dólares. Você poderá realizar o pagamento no cartão de crédito ou boleto bancário.

Com a taxa paga, você precisa agendar sua visita ao CASV (Centro de Solicitação de Visto) para que suas digitais sejam cadastradas assim como uma foto e juntamente, agenda também a entrevista logo. É tudo agendado junto de uma vez só, porém feito em dias diferentes. A entrevista é realizada no consulado americano em uma das seguintes cidades:

  • Rio de Janeiro
  • São Paulo
  • Recife
  • Brasília
  • Porto Alegre

Se você não mora em nenhuma dessas cidades, deve escolher a que for mais perto de você e agendar a sua viagem, já que não dá pra tirar o visto sem fazer a entrevista presencial, ok?

5. Compareça ao CASV e Consulado

Com todos os documentos em mãos, você precisa ir ao CASV para fazer o cadastramento das digitais e tirar a foto oficial. Confira seus documentos e não se esqueça de levar os seguintes:

  • Passaporte
  • Confirmação do DS-160
  • Confirmação de Agendamento

ATENÇÃO: Não rasure ou amasse esses documentos, isso prejudica muito o processo e pode acabar fazendo eles serem rejeitados e você perder tempo, grana ou até toda a viagem!

Depois do CASV, finalmente você precisa fazer sua entrevista no Consulado na hora e dia marcados com os mesmos documentos do CASV.

Lá, o entrevistador vai te fazer algumas perguntas sobre o motivo de sua viagem e o tempo que pretende ficar nos Estados Unidos. Falei tuuuuudo sobre a nossa entrevista lá no Instagram, confira aqui.

Não entre em pânico, eles estão acostumados a lidar com isso todos os dias, sejam sinceros e respondam todas as perguntas com calma.

Você sabe se o seu pedido foi aceito lá mesmo, e já pode sair comemorando a sua viagem. Caso você não tenha o visto aprovado, não se preocupe nem fique triste. Aconteça com mais gente do que você imagina! Anime-se, pois você pode tentar o processo novamente. 😊

E aí, gostou das dicas? Comenta aqui embaixo e segue a gente no Instagram para acompanhar nossas viagens e mais dicas em tempo real! 😊
@doisviajando

VAMOS PLANEJAR A PRÓXIMA VIAGEM?

Aqui tem tudo o que você precisa para começar a se planejar! Se você usar os links aqui do blog, você nos ajuda a continuar nosso trabalho por aqui e não paga nada a mais por isso! 😊

Hospedagem: Booking e AirBnb
Passagens Aéreas Baratas: Skyscanner
Passeios e Ingressos: TourOn e Get Your Guide
Seguro Viagem: Seguros Promo (Código DOISVIAJANDO5 = 5% desconto)
Aluguel de carro: Skyscanner
Chip de Celular: YesBrasil (Código DOISVIAJANDO = 10% desconto)

Deixe um comentário

avatar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Subscribe  
Notify of

Assine nossa newsletter
e não perca nenhuma dica!